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Prefeitura Municipal de Contagem
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Notícias
JUN
17
17 JUN 2025
SAÚDE
Consultório odontológico portátil leva atendimento a pacientes com dificuldade de locomoção
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A Prefeitura de Contagem deu mais um passo importante para ampliar o acesso à saúde, de forma humanizada e inclusiva. Com investimento de R$23.580,00, o município adquiriu dois consultórios odontológicos portáteis, que permitirão a realização de atendimentos domiciliares voltados às pessoas com dificuldades de locomoção, como idosos, acamados e pacientes com deficiência.

A ação faz parte de um projeto piloto que busca garantir o direito à saúde bucal para aqueles que não conseguem se deslocar até uma Unidade Básica de Saúde (UBS). Os primeiros atendimentos com os novos equipamentos foram realizados contemplando usuários da UBS Vila Pérola, localizada na região Ressaca. Até o momento, 14 pacientes já foram atendidos, e a expectativa é de que o serviço seja gradualmente expandido para os outros distritos sanitários do município.

O secretário de Saúde, Fabrício Simões, afirma que a iniciativa reforça o compromisso da atual gestão municipal com a ampliação do acesso aos serviços de saúde bucal e com o cuidado integral da população. “Nosso foco é garantir que mais pessoas tenham acesso aos procedimentos odontológicos, com qualidade e dignidade”.

Segundo o cirurgião-dentista Cristiano Batistelli, da UBS Vila Pérola, o consultório móvel conta com estrutura para procedimentos como limpeza, profilaxia, restaurações e extrações dentárias. “Muitos pacientes nessas condições perdem dentes por não conseguirem se locomover até o consultório. Com esse equipamento portátil, conseguimos levar o atendimento até a casa da pessoa e realizar praticamente todos os procedimentos que faríamos dentro da unidade”, explica.

A operacionalização do projeto conta com o apoio dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que identificam os usuários com necessidade de atendimento em domicílio e realizam o agendamento das visitas.

Para quem já recebeu a equipe em casa, a experiência foi aprovada. Maria Marta Amora, familiar de um dos usuários atendidos, elogiou a iniciativa. “Esse projeto merece nota dez. Recebi a equipe aqui em casa e foi muito bom o atendimento que o Toninho recebeu. Facilitou muito para a gente”. Ângela Fontoura, diretora de Saúde Bucal do município, destaca a importância do projeto para a rede de saúde. “Esse investimento é estratégico para garantirmos equidade no acesso aos serviços de saúde”, conclui.


 
Autor: repórter Laura Oliveira / Edição Carol Cunha
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